quinta-feira, 3 de julho de 2008

Brincando de Deus?


Em Genebra, na Suíça, está em andamento um dos mais fantásticos experimentos já feitos em toda a história da ciência: A resposta de como nasceu nosso universo.Com uma enorme quantidade de energia, 27 quilômetros de comprimento e enterrado a 150 metros abaixo da cidade está a grande máquina que vai nos dar todas as respostas.A grande questão é: é possível transformar energia em matéria?A máquina batizada de LHC tem a função de acelerar partículas e promover mini big bangs, assim os cientistas terão a possibilidade de observar o comportamento de algumas partículas nunca antes observadas.Se os dados confirmarem a teoria do big bang o LHC vai poder responder uma enorme quantidade de dúvidas da ciência.

O que me vem à cabeça após escrever sobre essa experiência é o que vai acontecer no mundo se realmente conseguirmos comprovar a teoria da grande explosão que deu origem a tudo que vemos hoje.
E os dogmas religiosos? Será que eles vão preferir ficarem cegos diante de toda essa ciência que vem dominando o mundo? Ou será que tudo que é ligado às religiosidades vai desaparecer?

A cada dia que passa os avanços tecnológicos expandem-se mais e mais, o que é velho vai ficando para trás. As mudanças são constantes, a mente das pessoas também segue esse ritmo e será que essa mente envolta em toda essa nova era de grandes feitos conseguirá acreditar em fatos tão arcaicos da história, como a bíblia?
Nesse ponto eu acredito ainda que sim, mas o que nos aguarda é uma enorme mudança que irá revelar de fato um novo curso para nossa civilização.

4 comentários:

Comentador Fiel disse...

sei lá, a Bíblia é facilmente adaptável ao big bang.

Afinal, o que veio antes do Big Bang.

"Que haja luz!"

Daniel Seixas disse...

Eles já sabem que é possível transformar massa em energia. E=mc²
Eu li na Veja sobre esse troço aí.
Eles querem dar muita energia pra particulas, fazerem elas colidirem e ver se apareceu algum tipo de particula nova. Acho que deve demorar um bom tempo até conseguirem algo.
Eu acredito em Deus. Há coisas na minha vida que não posso negar e para mim, comprovam a Sua existencia.

Dany GPI disse...

Realmente a bíblia se adapta bem a teoria do Big Bang (ou na minha opinião a teoria do Big Bang se adapta bem a Bíblia). A construção dessa máquina pode dá origem a buracos negros, a isso e a aquilo. Pode parecer ignorância minha, mas essa uma partícula que eles tanto procuram foi o que deu origem ao universo, era menor que um átomo e em um milésimo de segundo ficou do tamanho duma laranja, mais alguns minutos e era maior que uma cidade de 200.000 habitantes. Caso esse aparelho dê origem a esta partícula, como podem ter alguma certeza que não irá começar a se expandir, como aconteceu anos (e poe anos nisso) atrás. Não seria novamente a ciencia indo de encontro a bíblia, e desta vez ao final dela, ao apocalipse. Afinal é dito em apocalipse (nao lembro onde e nao tenho tempo de olhar agora, mas quem quizer fica entre as trombetas): e foi levado a terça parte da vida.

Continuando ainda, para quem leu a reportagem da veja, uma das teorias é o universo irá morrer encolhendo, "amassado". Ou seja, se originou de uma unica particula como ja disse menor que um atomo, expandiu-se assombrosamente rapido (para tempos de universo, claro)e continua expandindo. Havera uma hora em q essa expançao ou se invertera, e aí irá encolher, até que volte ao seu estado original, aqela uma particula. E ai iria acontecer noovamente o big bang, e tuuudo denovo, como um ciclo fechado. Ou nós mesmos humanos iríamos recomeçar este ciclo, nesta geringonça. Afinal qnd produzida a particula, na minha opiniao ela irá agir da mesma forma, irá explodir, literalmente, e aí originar outras galaxias, enquanto a que conhecemos agora irá virar o pó que construirá as proximas...

Preciso trabalhar, pessoal, isto foi um conjunto de perguntas e teorias que estão na minha cabeça, gostaria de conversar mais sobre isto. Respondam.Obrigado
té +

Unknown disse...

ó vi isso hoje: 22/09
O LHC nem funcionou, que bom..

V A L E N T I N A.

V A L E N T I N A.